Ao longo dos meus quase vinte anos de Implantodontia, observei que uma dúvida muito comum no nosso meio é: devo optar por um implante nacional ou importado? Por isso, visando orientar as pessoas que irão receber implantes, decidi abordar os fatores que devem ser avaliados para essa decisão.
A Odontologia mudou completamente com o advento da Implantodontia. Essa especialidade trouxe mais recursos e, ao mesmo tempo, obrigou os profissionais a planejarem e decidirem os tratamentos antes do seu início, pois os implantes osseointegrados são imutáveis.
Essa imutabilidade ocorre pelo fato dos implantes serem feitos em um curto espaço de tempo, mas devendo durar o tempo de vida remanescente de cada paciente.
Sendo assim, em um paciente jovem, esse procedimento deve perdurar por até sessenta anos. E hoje em dia, em tempos que a estética também deve ser levada em conta, não adianta somente estar osseointegrado. É preciso manter as características naturais de cada indivíduo.
O que vai garantir a longevidade do tratamento são os desenhos da superfície do implante, responsável pela dissipação da força de mastigação que a prótese vai receber ao longo do período de uso.
Essa força chega ao implante pela conexão ou encaixe do pilar. Então quanto maior for a estabilidade dele, melhor a manutenção dos tecidos adjacentes. Isso porque se esse pilar tiver micro movimentos, a gengiva que está imediatamente adjacente ao implante já possui um fator para retrair.
Além disso, outro fator que envolve a escolha do implante é a superfície do titânio como foi tratada. Existem implantes que podem receber a prótese em 45 dias, outros em 4 meses.
Ou seja, juntamente com os pontos técnicos e tecnológicos do assunto, como o desenho, a conexão e a superfície a ser implantada, tão importante quanto escolher um tipo de implante é ter a certeza de que você está escolhendo um profissional de confiança, afinal, as escolhas dele te acompanharão pelo resto da vida, através de um produto que ficará dentro do seu organismo para sempre e a experiência do profissional é o melhor recurso para garantir a longevidade. As empresas nacionais tem tecnologia de sobra para suprir as necessidades de quaisquer tratamento. Logo, se você é um profissional da área da saúde, mantenha-se atualizado.