Acredito que o intuito da vida é o aprimoramento.
Por isso, inicio as atividades deste blog explicando que minha proposta aqui é promover integração, envolvimento e compartilhamento de ideias, conceitos, aprendizados e experiências. Afinal, acredito muito na força que se ganha quando agregamos diversas especialidades da odontologia e de outras profissões, tais como fonoaudiologia, fisioterapia e otorrinolaringologia, que atuam – ou deveriam atuar – juntas, de forma multidisciplinar.
Creio que todos estes profissionais, assim como eu, buscam trabalhar com previsibilidade, transformando o dia a dia em algo mais tranquilo, mesmo nos casos mais complexos.
Pensando nisso, trarei bastante conteúdo sobre planejamento reverso, um conceito ressurgido com os implantes osseointegrados que, além de agregarem um excelente recurso aos tratamentos, permitem o posicionamento de pilares de apoio de forma a estarem em harmonia com o trabalho protético final.
Assim, o planejamento reverso é um importante aliado no processo de reabilitação, prevendo o resultado final e voltando, passo a passo, na execução do que deve ser feito para a sua obtenção.
Para iniciar essa nova jornada, proponho que usemos este espaço para discutirmos sobre formas de reabilitação oral, considerando e avaliando os danos presentes no paciente, sua capacidade de resposta biológica, local e sistêmica, sua expectativa estética, como se comunicar e fazer o paciente entender e visualizar melhor o resultado e como superar as expectativas.
Vamos juntos?
Um forte abraço,
Marcelo S. Abla.